RESUMO: Esta pesquisa analisa como o estagiário ressignifica seu agir durante o Estágio em Ensino de Língua Portuguesa. Para alcançar este objetivo, temos quatros perguntas norteadoras: quais são os elementos constitutivos do agir do estagiário?; quais saberes são mobilizados pelo estagiário ao refletir sobre o seu agir e ao descrevê-lo?; como o estagiário revela as representações sobre o agir e o ensino de língua materna? e como o estagiário se posiciona ao refletir sobre seu agir em sala de aula? Para cada pergunta, estabelecemos um objetivo específico e elegemos categorias analíticas que nos possibilitam alcançá-lo. Nosso referencial teórico-metodológico é o Interacionismo Sociodiscursivo, principalmente, Bronckart (1999, 2006, 2008) e Bulea (2007, 2010, 2016), também fizemos uso dos conceitos sobre o agir professoral, repertório didático (CICUREL, 2011) e saberes (SCHNEUWLY; HOFSTETTER, 2009; VANHULLE, 2009; 2009a). As categorias de análise elegidas são: conteúdo temático, saberes, vozes, marcas de agentividade e modalizações. Para nossa geração de dados, contamos com a colaboração de quatro alunos da disciplina de Estágio no Curso de Licenciatura em Letras da UFC. A metodologia utilizada é na direção descendente, ou seja, parte do global para o localizado, da unidade maior para as unidades de nível inferior. Partindo de nossa tese, de que é possível que o estagiário desenvolva um agir particular durante as aulas de regência, configurando-se diferente do agir professoral, os resultados apontam que existem elementos característicos do agir do estagiário e ele os revela ao refletir sobe sua prática. Neste momento, há uma maior preocupação com os saberes para ensinar em relação aos saberes institucionais e aos saberes a ensinar. No que diz respeito aos mecanismos enunciativos, os estagiários revelam um grau de responsabilidade enunciativa seguindo uma escala de implicação e protagonismo e apresentam em suas representações sobre seu agir os quatro tipos de modalizações, ganhando relativo destaque as apreciativas, deônticas e pragmáticas nesta ordem. Palavras-chave: Formação inicial de professores. Estágio em Ensino de Língua Portuguesa. Agir do estagiário. Saberes. Mecanismos enunciativos.

http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/40690/3/2019_tese_mvmfilha.pdf