UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA
V FÓRUM DE LINGUÍSTICA APLICADA E
ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
A Universidade Federal do Ceará e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA) pesquisa têm a satisfação de anunciar a realização do V Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas. O V FLAEL será realizado no campus do Benfica, na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, Brasil, no período de 16 a 18 de novembro de 2016. Ele terá por tema: O ensino e a aprendizagem em perspectivas: do Ensino Superior à Educação Infantil. Em torno desse tema, acontecerão conferência, palestra, mesa-redonda, sessão de comunicação coordenada, sessão de comunicação individual apresentação de pôster.
A opção por também contemplar a Educação infantil, quando se trata de um evento do Departamento de Letras Vernáculas, dá-se de maneira consciente. Acreditamos que a educação linguística precisa acontecer de maneira produtiva em todos os níveis. Entendemos nosso papel, enquanto linguistas, e somamo-nos aos pesquisadores da Ciência da Educação e da Psicologia que também investigam questões relacionadas ao contexto do ensino e da aprendizagem de línguas. Ao completar dez anos de existência, o FLAEL traz em cena questões relacionadas ao ensino e aprendizagem no espaço da sala de aula do ensino superior, da Educação básica e da Educação infantil, através dos seguintes eixos temáticos:
- Ensino e aprendizagem de línguas em situação de formação inicial de professores de línguas: o estágio docente;
- Ensino e aprendizagem de línguas: a interação em sala de aula, o agir professoral e o objeto de ensino;
- Ensino e aprendizagem de línguas: Aquisição de língua estrangeira em situações de plurilinguismo;
- Ensino e aprendizagem de línguas: Políticas linguísticas;
- Ensino e aprendizagem de línguas: linguagem e tecnologias;
- Ensino e aprendizagem de línguas: Identidade e representação de professores;
- Ensino e aprendizagem de línguas: análise e produção de material didático.
As propostas, dentro dos eixos acima delineados, deverão ser submetidas nas seguintes modalidades previstas:
Duração |
Descrição |
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Mesa-Redonda | 2 horas | Apresentação e discussão de trabalhos de pesquisadores doutores, propostos por um coordenador que se responsabilizará por selecionar e encaminhar à Comissão Organizadora três trabalhos de, pelo menos, duas instituições diferentes. Cada apresentação tem duração de 30 minutos e 30 minutos para o debate ou discussão geral. |
Sessões de comunicações coordenada | 90 minutos | Apresentação e discussão de três trabalhos de pesquisadores doutores, mestres, doutorandos e mestrandos que podem ser da mesma instituição, grupo de pesquisa, projeto coletivo, etc., e que desejem, por exemplo, apresentar resultados de um mesmo projeto, sob diferentes ângulos. As comunicações serão propostas por um coordenador, professor ou pesquisador doutor, que se responsabilizará por selecionar e encaminhar à Comissão Organizadora três trabalhos. Cada sessão terá a duração de 90 minutos, sendo 20 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate ou discussão geral. |
Sessões de Comunicação individual | 20 minutos (cada apresentação) | Apresentação e discussão de trabalhos de pesquisadores doutores, doutorandos, mestres ou mestrandos. Eles serão agrupados a partir dos eixos temáticos do evento. As comunicações serão propostas individualmente. Os trabalhos serão selecionados pela comissão científica. |
Sessões de pôsteres | 01 hora | Apresentação e visita aos pôsteres de graduandos (futuros professores) ou graduados, professores da educação básica, formadores, pesquisadores e/ou participantes de pesquisa. |
- Cada participante poderá apresentar até dois trabalhos.
- Comunicações Coordenadas, Comunicações Individuais e Pôsteres poderão, cada um, ter no máximo três autores (autor e dois coautores). Os participantes deverão preencher uma única ficha de inscrição e informar nos campos apropriados os nomes completos dos coautores e a(s) sigla(s) da(s) instituição(ões).
- Em caso de estudante, o participante deve enviar para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. o comprovante de matrícula da Instituição à qual está vinculado, especificando no email a modalidade de inscrição.
- O prazo para envio das propostas para as modalidades acima descritas e a divulgação das cartas de aceite seguirá o cronograma a seguir.
ATENÇÃO: Informações sobre o evento deverão ser consultadas através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou do site do GEPLA: http://www.gepla.ufc.br/ .
Etapa | Período/Data |
Submissão de propostas de comunicações coordenadas e individuais: | De 23/04/2016 a 30/05/2016 |
Submissão de propostas de pôster: | De 31/05/2016 a 30/06/2016 |
Início do período de divulgação das comunicações coordenadas e individuais aprovadas: | 05/07/2016 |
Início do período de divulgação dos pôsteres aprovados: | 06/07/2016 |
Início do período para pagamento para efetivar inscrição: | 06/07/2016 |
Último dia para pagamento: | 10/09/2016 * |
* Observar os valores para as referentes datas e categorias de inscritos.
ATENÇÃO: O envio dos resumos das apresentações será feito através da página do grupo GEPLA: www.gepla.ufc.br . Na aba referente ao evento “V FLAEL (2016)”, em “Inscrições”, há o passo a passo para a submissão de resumos, bem como para a participação de ouvintes.
Os resumos deverão:
- Conter título (em caixa alta), autor (es) e instituição e sigla da instituição;
- Conter 03 palavras-chave;
- Estar com espaçamento 1,0 (simples);
- Conter entre 250 e 300 palavras.
OBSERVAÇÃO: Os nomes do autor e coautores devem ser informados com todos os acentos gráficos (caso haja) a fim de se evitar inadequações na confecção dos certificados.
Inscrições e pagamentos:
1. O pagamento só deverá ser efetuado, após o recebimento da carta de aceite !
2. No caso de participantes residentes no Brasil: Para efetivar a inscrição é necessário o preenchimento dos dados e realizar o depósito para o pagamento. A inscrição somente será efetivada mediante o pagamento, conforme a tabela a seguir:
Pagamento até: |
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Categorias de inscritos |
20/07/2016 |
10/08/2016 |
10/09/2016 |
Professores e pesquisadores de instituição de ensino superior, com apresentação de trabalho: | R$ 180,00 | R$ 220,00 | R$ 250,00 |
Alunos de pós graduação, com apresentação de trabalho: | R$ 130,00 | R$ 150,00 | R$ 180,00 |
Alunos de graduação e professores da Educação Básica, com apresentação de pôster: | R$ 110,00 | R$ 140,00 | R$ 160,00 |
Professores e pesquisadores de instituição de ensino superior, sem apresentação de trabalho: | R$ 90,00 | R$ 120,00 | R$ 140,00 |
Alunos de pós-graduação, sem apresentação de trabalho: | R$ 70,00 | R$ 100,00 | R$ 120,00 |
Alunos de graduação e professores da Educação Básica, sem apresentação de pôster: | R$ 50,00 | R$ 80,00 |
R$ 100,00 |
3. No caso de participantes residentes no exterior: haverá um formulário específico para realização da inscrição, no qual o participante confirmará sua modalidade de participação no evento. O pagamento da inscrição deverá ser realizado quando esses participantes chegarem ao evento. O valor a ser pago obedecerá o calendário acima, sendo que a data-base corresponderá a data de envio do formulário de confirmação da inscrição.
Mais informações:
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PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA
- 1º dia: 16/11/2016 (quarta-feira):
7h30 – 9h: Credenciamento.
9h – 10h: Solenidade de Abertura.
10h – 12h: Conferência de abertura.
ALMOÇO
14h – 16h: Sessões de Comunicação
16h-16h30: INTERVALO
16h30-18h30: Mesa Redonda 1
- 2º dia: 17/11/2016 (quinta-feira):
8h – 10h
Palestra 1
Palestra 2
10h- 10h30 - INTERVALO
10h30 – 12h
Mesa Redonda 2
Mesa Redonda 3
ALMOÇO
14h – 16h: Sessões de Comunicação
16h-17h: Pôsteres
17h-18h30: Palestra 3
18h30 – 19h30: Lançamento dos Livros.
- 3º dia: 18/11/2016 (sexta-feira):
8h – 10h:
Mesa redonda 4
Mesa redonda 5
10h – 10h30: INTERVALO
10h30 – 12h:
Palestra 4
Palestra 5
ALMOÇO
14h – 16h: Sessões de Comunicação.
16h – 16h30: INTERVALO
16h30 – 18h30: Conferência de Encerramento.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (PRESIDENTE) - UFC
Pollyanne Bicalho Ribeiro - UFC
Mônica de Souza Serafim - UFC
Maria Valdênia Falcão do Nascimento - UFC
Camila Maria Marques Peixoto - UNILAB
Kaline Araújo Mendes – UNICHRISTUS
Lena Lúcia Figueiredo Espíndola - UECE
Fábio Delano Vidal Carneiro – FA7
Paula Francineti Ribeiro Araújo - IFMA
Mônica Fontenelle Carneiro - UFMA
Ana Edilza Aquino de Sousa – doutoranda UFC
Larissa Maria Ferreira da Silva Rodrigues – doutoranda UFC
Ana Angélica Lima Gondim – doutoranda UFC
Maria Vieira Monte Filha – doutoranda UFC
Meire Celedônio da Silva – doutoranda UFC
Josileide Maria Albuquerque Aguiar
REPRESENTAÇÃO DISCENTE
Victor Flávio Sampaio Calabria – mestrando UFC
Aline Matos de Amorim - mestranda UFC
Lílian Paula Leitão Barbosa - mestranda UFC
Marcelo Robson Silva Viana - graduando UFC