3ª Circular
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA

 

 

V FÓRUM DE LINGUÍSTICA APLICADA E

 ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

 

A Universidade Federal do Ceará e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA) pesquisa têm a satisfação de anunciar a realização do V Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas. O V FLAEL será realizado no campus do Benfica, na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, Brasil, no período de 16 a 18 de novembro de 2016. Ele terá por tema: O ensino e a aprendizagem em perspectivas: do Ensino Superior à Educação Infantil. Em torno desse tema, acontecerão conferência, palestra, mesa-redonda, sessão de comunicação coordenada, sessão de comunicação individual apresentação de pôster.

A opção por também contemplar a Educação infantil, quando se trata de um evento do Departamento de Letras Vernáculas, dá-se de maneira consciente. Acreditamos que a educação linguística precisa acontecer de maneira produtiva em todos os níveis. Entendemos nosso papel, enquanto linguistas, e somamo-nos aos pesquisadores da Ciência da Educação e da Psicologia que também investigam questões relacionadas ao contexto do ensino e da aprendizagem de línguas. Ao completar dez anos de existência, o FLAEL traz em cena questões relacionadas ao ensino e aprendizagem no espaço da sala de aula do ensino superior, da Educação básica e da Educação infantil, através dos seguintes eixos temáticos:

  1. Ensino e aprendizagem de línguas em situação de formação inicial de professores de línguas: o estágio docente;
  2. Ensino e aprendizagem de línguas: a interação em sala de aula, o agir professoral e o objeto de ensino;
  3. Ensino e aprendizagem de línguas: Aquisição de língua estrangeira em situações de plurilinguismo;
  4. Ensino e aprendizagem de línguas: Políticas linguísticas;
  5. Ensino e aprendizagem de línguas: linguagem e tecnologias;
  6. Ensino e aprendizagem de línguas: Identidade e representação de professores;
  7. Ensino e aprendizagem de línguas: análise e produção de material didático.

 

As propostas, dentro dos eixos acima delineados, deverão ser submetidas nas seguintes modalidades previstas:

 

  Duração Descrição
Sessões de comunicações coordenada 120 minutos Apresentação e discussão de cinco trabalhos de pesquisadores doutores, mestres, doutorandos e mestrandos que podem ser da mesma instituição, grupo de pesquisa, projeto coletivo, etc., e que desejem, por exemplo, apresentar resultados de um mesmo projeto, sob diferentes ângulos. As comunicações serão propostas por um coordenador, professor ou pesquisador doutor, que se responsabilizará por selecionar e encaminhar à Comissão Organizadora cinco trabalhos. A sessão poderá ter até 2 coordenadores. Cada sessão terá a duração de 120 minutos, sendo 20 minutos para cada apresentação e 20 minutos para o debate ou discussão geral.
Sessões de Comunicação individual 20 minutos (cada   apresentação)  Apresentação e discussão de trabalhos de pesquisadores doutores, doutorandos, mestres ou mestrandos. Eles serão agrupados a partir dos eixos temáticos do evento. As comunicações serão propostas individualmente. Os trabalhos serão selecionados pela comissão científica.
Sessões de pôsteres 01 hora Apresentação e visita aos pôsteres de graduandos (futuros professores) ou graduados, professores da educação básica, formadores, pesquisadores e/ou participantes de pesquisa.

  

  • Cada participante poderá apresentar até dois trabalhos.
  • Comunicações Coordenadas, Comunicações Individuais e Pôsteres poderão, cada um, ter no máximo três autores (autor e dois coautores). Os participantes deverão preencher uma única ficha de inscrição e informar nos campos apropriados os nomes completos dos coautores e a(s) sigla(s) da(s) instituição(ões).
  • Em caso de estudante, o participante deve enviar para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. o comprovante de matrícula da Instituição à qual está vinculado, especificando no email a modalidade de inscrição.
  • O prazo para envio das propostas para as modalidades acima descritas e a divulgação das cartas de aceite seguirá o cronograma a seguir.

 

ATENÇÃO: Informações sobre o evento deverão ser consultadas através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou do site do GEPLA: http://www.gepla.ufc.br/ .

 

Etapa Período/Data
Submissão de propostas de comunicações coordenadas e individuais: De 23/04/2016 a 30/08/2016 (3ª CIRCULAR)
Submissão de propostas de pôster:  De 31/05/2016 a 30/08/2016 (3ª CIRCULAR)
Início do período de divulgação das comunicações coordenadas e individuais aprovadas: 05/07/2016
Início do período de divulgação dos pôsteres aprovados: 06/07/2016
Início do período para pagamento para efetivar inscrição: ATENÇÃO: A data informada nas duas circulares anteriores (06/07/2016) não é mais válida. Pedimos que fiquem atentos às notícias no site do GEPLA (clique aqui), pois será informada uma nova data para se efetivar o pagamento da taxa de inscrição.
Último dia para pagamento: 20/09/2016 * (NOVO PRAZO)

 

* Observar os valores para as referentes datas e categorias de inscritos.

 

ATENÇÃO: O envio dos resumos das apresentações será feito através da página do grupo GEPLA: www.gepla.ufc.br . Na aba referente ao evento “V FLAEL (2016)”, em “Inscrições”, há o passo a passo para a submissão de resumos, bem como para a participação de ouvintes.

 

Os resumos deverão:

  1. Conter título (em caixa alta), autor (es) e instituição e sigla da instituição;
  2. Conter 03 palavras-chave; cada palavras deve ter a inicial maiúscula; entre vírgulas;
  3. Estar com espaçamento 1,0 (simples);
  4. Conter entre 250 e 300 palavras.

OBSERVAÇÃO: Os nomes do autor e coautores devem ser informados com todos os acentos gráficos (caso haja) a fim de se evitar inadequações na confecção dos certificados.

ATENÇÃO: O(s) resumo(s) também poderá(ão) ser enviado(s) nas seguintes línguas: francês, inglês, espanhol, italiano e alemão.

 

Inscrições e pagamentos:

 

Para realizar as inscrições, clique/toque AQUI

 

NOTA IMPORTANTE SOBRE O PAGAMENTO: Informações sobre o pagamento para efetivação da inscrição no V FLAEL serão divulgadas no canal de notícias do site do GEPLA (Clique/Toque AQUI).

 

No caso de inscrição e pagamento de participantes RESIDENTES NO EXTERIOR: haverá um formulário específico para realização da inscrição, no qual o participante confirmará sua modalidade de participação no evento. O pagamento da inscrição deverá ser realizado quando esses participantes chegarem ao evento. O valor a ser pago obedecerá o calendário abaixo, sendo que a data-base corresponderá a data de envio do formulário de confirmação da inscrição.

 

 

Pagamento com apresentação de trabalho

 

 

Pagamento até:
Categorias de inscritos 30/07/2016  30/08/2016 20/09/2016
Professores e pesquisadores de instituição de ensino superior, com apresentação de trabalho:  R$ 180,00  R$ 220,00 R$ 250,00
Doutores e mestres sem vínculos com instituições de ensino superior com apresentação de trabalho:  R$ 130,00 R$ 150,00  R$ 180,00
Alunos de pós graduação, com apresentação de trabalho:  R$ 130,00 R$ 150,00  R$ 180,00
Alunos de graduação e professores da Educação Básica, com apresentação de pôster: R$ 110,00  R$ 140,00 R$ 160,00

 

Pagamento sem apresentação de trabalho - ouvintes

 

 

Pagamento até:

  
Categorias de inscritos 30/07/2016 30/08/2016 20/09/2016
Professores e pesquisadores de instituição de ensino superior, sem apresentação de trabalho: R$ 90,00 R$ 120,00 R$ 140,00
Doutores e mestres sem vínculos com instituições de ensino superior sem apresentação de trabalho: R$ 70,00 R$ 100,00 R$ 120,00
Alunos de pós-graduação, sem apresentação de trabalho: R$ 70,00 R$ 100,00 R$ 120,00
Alunos de graduação e professores da Educação Básica, sem apresentação de pôster: R$ 50,00 R$ 80,00 R$ 100,00

 

Mais informações:

www.gepla.ufc.br

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA

 

  •  1º dia: 16/11/2016 (quarta-feira):

 

7h30 – 9h: Credenciamento.

9h – 10h: Solenidade de Abertura.

10h – 12h: Conferência de abertura.

ALMOÇO

14h – 16h: Sessões de Comunicação

16h-16h30: INTERVALO

16h30-18h30: Mesa Redonda 1


 

  • 2º dia: 17/11/2016 (quinta-feira):

 

8h – 10h

Palestra 1

Palestra 2

10h- 10h30 -  INTERVALO

10h30 – 12h

Mesa Redonda 2

Mesa Redonda 3

ALMOÇO

14h – 16h: Sessões de Comunicação

16h-17h: Pôsteres

17h-18h30: Palestra 3

18h30 – 19h30: Lançamento dos Livros.



 

  • 3º dia: 18/11/2016 (sexta-feira):

 

8h – 10h:

Mesa redonda 4

Mesa redonda 5

10h – 10h30: INTERVALO

10h30 – 12h:

Palestra 4

Palestra 5

ALMOÇO

14h – 16h: Sessões de Comunicação.

16h – 16h30: INTERVALO

16h30 – 18h30: Conferência de Encerramento.

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin  (PRESIDENTE) - UFC

Pollyanne Bicalho Ribeiro - UFC

Mônica de Souza Serafim - UFC

Maria Valdênia Falcão do Nascimento - UFC

Camila Maria Marques Peixoto - UNILAB

Kaline Araújo Mendes – UNICHRISTUS

Lena Lúcia Figueiredo Espíndola - UECE

Fábio Delano Vidal Carneiro – FA7

Paula Francineti Ribeiro Araújo - IFMA

Mônica Fontenelle Carneiro - UFMA

Ana Edilza Aquino de Sousa – doutoranda UFC

Larissa Maria Ferreira da Silva Rodrigues – doutoranda UFC

Ana Angélica Lima Gondim – doutoranda UFC

Maria Vieira Monte Filha – doutoranda UFC

Meire Celedônio da Silva – doutoranda UFC

Josileide Maria Albuquerque Aguiar.

 

REPRESENTAÇÃO DISCENTE

 

Victor Flávio Sampaio Calabria – mestrando UFC

Aline Matos - mestranda UFC

Lílian Paula Leitão - mestranda UFC

Marcelo Robson Silva Viana - graduando UFC