Aconteceu no dia 13/05/2019 a qualificação de mestrado da aluna participante do GEPLA WANESSA MONTE FERREIRA. O título foi: O trabalho do professor de PLE em uma universidade estadunidense.

 

 

Foram membros da banca:
ORIENTADORA: Profa. Dra. EULALIA VERA LUCIA FRAGA LEURQUIN (UFC)
Profa. Dra. FERNANDA DE CASTRO MODL (UESB)
Profa. Dra. MARIA EROTILDES MOREIRA E SILVA (FAVILI)


RESUMO:

Essa pesquisa tem como objetivo geral interpretar o trabalho prescrito, o trabalho real e o trabalho representado de um professor de Português Língua Estrangeira (PLE) de uma universidade estadunidense. A escolha por analisar os três tipos de trabalhos se dá por haver uma diferença entre o trabalho prescrito, real e representado do professor. Para que possamos alcançar nosso objetivo geral, com base nas prescrições do livro didático adotado e nas gravações realizadas em sala de aula e na entrevista de explicitação pós aula, selecionamos os seguintes objetivos específicos: 1) Analisar como o professor compreende conteúdos gramaticais e sua progressão no material didático de Português; 2) Interpretar o trabalho real do professor considerando o conteúdo gramatical da aula de Português Língua Estrangeira; 3) Analisar as representações do professor sobre o seu trabalho real da sala de aula de gramática; 4) Analisar de forma comparativa os três tipos de trabalho do professor. Esperamos com essa pesquisa responder as seguintes questões: 1-Como é o Trabalho Prescrito, Trabalho Real e Trabalho Representado do professor de Português Língua estrangeira na Universidade Johns Hopkins?; 2-Como ocorre a progressão dos conteúdos gramaticais no material didático de Português Língua Estrangeira?; 3-Considerando o trabalho em sala, como o professor apresenta o conteúdo temático da aula de gramática de Português Língua Estrangeira?; 4-Como o professor representa o seu trabalho real da sala de aula de gramática?. Para embasar a nossa pesquisa, adotaremos os pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2008, 2007) para questões sobre Conteúdos temáticos e Mundos representados e para as questões obre o trabalho real, representado e prescrito do professor, adotaremos os pressupostos das ciências do trabalho, mais especificamente da Ergonomia da atividade (AMIGUES, 2004; SAUJAT, 2004). A geração de dados ocorrerá durante o mês de abril na Universidade Johns Hopkins em Baltimore, Maryland, EUA. Para cumprir nossos objetivos, analisaremos as prescrições sobre a gramática no livro didático adotado (Ponto de encontro); gravar e transcrever as oito aulas observadas e analisar o conteúdo temático desenvolvido; realizar uma entrevista de explicitação com o professor e transcrevê-la a fim de analisar as interpretações que o professor tem de seu agir professoral, partir de suas representações do meio físico, social e sócio-subjetivo.



 

 

 

 

 

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA) convida todos os interessados a se fazerem presentes na Qualificação de Tese de Victor Flávio Sampaio Calabria que ocorrerá no dia 21/03/2018 (Quarta-feira), às 12h00, na sala de defesas do PPGL-UFC.

Para maiores detalhes, confiram o cartaz de divulgação!