O Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA) reúne professores pesquisadores, alunos da pós-graduação e da graduação e professores da Educação Básica. O GEPLA está localizado no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, na Linha de Pesquisa Linguística Aplicada.

 

Possui um projeto “guarda-chuva” sobre Ensino e aprendizagem de línguas e Formação de professores em que estão ancorados os projetos de pesquisa dos professores pesquisadores e também os projetos de extensão e as demais atividades desenvolvidas pela equipe. O Fórum de Linguística Aplicada Ensino e Formação de professores é o projeto de extensão de maior visibilidade e envolve todos os membros do grupo. É visto como uma oportunidade de todos apresentarem resultados de pesquisas desenvolvidas e também de estabelecerem diálogos com seus pares. Todavia, ressaltamos o projeto de extensão Português Língua Estrangeira: língua e cultura brasileiras, cujo objetivo maior é atender às necessidades dos alunos estrangeiros de mobilidade acadêmica que chegam de diversos países à Universidade Federal do Ceará. Esse projeto funciona desde 2012 e envolve estudantes da graduação e da pós-graduação. 

 

As pesquisas, em andamento, descrevem e analisam gêneros textuais e questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de línguas, à formação de professores, à produção de material didático e a questões envolvendo as Tecnologias da Informação e Comunicação. No GEPLA há oito professores pesquisadores, distribuídos nas seguintes instituições: Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual do Ceará, Faculdade Sete de Setembro, Instituto Federal do Maranhão e Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

 

Em sua trajetória, ressaltamos o trabalho desenvolvido na formação continuada de professores de língua materna no ProJovem Urbano em Fortaleza; na produção das referências curriculares do ensino de línguas da Secretaria Municipal de Fortaleza; no Programa Mais Médicos, ministrando aulas de Português Língua Estrangeira; no Projeto Curso de Português Língua Estrangeira: Língua e Cultura Brasileiras; na assessoria à Secretaria da Educação do Estado do Ceará na ocasião da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e também na produção de material didático. Em virtude de tais temáticas, o projeto de pesquisa coordenado pela professora Dra. Eulália Leurquin, para os anos de 2017 a 2020, tem como título Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores numa perspectiva discursiva.

 

No trabalho desenvolvido dentro do contexto da graduação, destacamos as pesquisas de iniciação científica desenvolvidas pelos professores pesquisadores. Atualmente, o grupo conta com 07 orientações de doutorado e 03 de mestrado; além de 03 co-orientações de doutorado (Universidade de Évora, PUC de São Paulo e UnB) e de projetos do PIBIC.