Formação de professor com foco na produção de material didático de Português Língua Estrangeira

Resumo:

Apresentamos resultados de uma formação de professores de português língua estrangeira cuja base teórica é interacionista sociodiscursiva e os conceitos desenvolvidos por Cicurel (2011). Nosso objetivo era possibilitar e desenvolver no professor a cultura de refletir sobre suas escolhas quanto à produção e à utilização do seu material didático, numa atitude de tomada de consciência profissional em busca de uma intervenção em seu agir. Para tanto, apresentamos como proposta a análise e a produção de material didático de português como língua estrangeira com foco no desenvolvimento das capacidades de linguagem (DOLZ, PASQUIER & BRONCKART, 1993; SCHNEUWLY & DOLZ, 2004) do falante, pois entendemos que são essas capacidades que permitem a comunicação eficiente através dos gêneros de texto. Neste sentido, realizamos uma pesquisa-ação em Rosario/Argentina, a partir da oferta de oficinas de formação. Analisamos os resultados das três etapas constitutivas do processo a partir de três categorias de análise: as capacidades de ação, os repertórios didáticos e a transposição didática de base interacionista sociodiscursiva (MACHADO & CRISTOVÃO, 2009; DOLZ, GAGNON & CANELAS-TREVISI, 2009). A partir da primeira fase de intervenção, apresentação do quadro teórico que embasou todo o processo, iniciamos a primeira etapa a ser analisada. Esta etapa, constitutiva da análise de atividades, possibilitou-nos perceber a dificuldade em analisar dois aspectos: o tratamento de texto como gênero e elementos mobilizadores de capacidades de linguagem. O conjunto de elementos constitutivo de cada gênero foi desconsiderado, inicialmente, apenas pela identificação deste e os elementos mobilizadores de capacidades de linguagem, totalmente relacionados à construção e gêneros, foram igualmente confundidos com elementos descontextualizados, focados em diferentes aspectos da língua. Este último dado gerou-nos, posteriormente, a apreensão de elementos que possuem uma relação indireta com o desenvolvimento destas capacidades: elementos pré-mobilizadores e semimobilizadores. A segunda etapa, produção de materiais, permitiu-nos uma nova etapa de intervenção (orientação para reconstrução), com foco no desenvolvimento das capacidades de linguagem, as produções consolidaram inadequações, ainda que tenhamos observado um trabalho produtivo, principalmente relacionados à mobilização de elementos que possibilitam o desenvolvimento da capacidade de ação. A terceira etapa, utilização do material didático, autorizou-nos a compreensão de uma utilização rígida do material produzido, mobilizando exatamente os mesmos elementos relacionados ao desenvolvimento de capacidades constatados das unidades didáticas produzidas. Buscando compreender a construção subjetiva das ações realizadas durante aulas, apoiamo-nos na compreensão dos repertórios didáticos e observamos uma vasta tipologia destes, no entanto, verificamos, uma consolidação dos saberes científicos construídos na formação inicial em detrimento dos saberes construídos durante as oficinas. Observamos, mais cautelosamente, a transposição, ainda que de forma discreta destes saberes, considerando nossas intenções, nas unidades produzidas e nas aulas ministradas, e constatamos a transposição mais adequada ao público dos elementos mobilizadores da capacidade de ação. Possibilitamos ainda um espaço para autorreflexão e reflexão sobre os aspectos constitutivos da experiência nas oficinas de formação e observamos a necessidade de que esta primeira atividade apresente- se de forma mais constante às práticas docentes, visto que pouco foi realizada em comparação com esta última atividade.

Palavras-chave: Ensino de Segunda Língua - Conteúdos da Formação de Professores Processo de Ensino-Aprendizagem; Formação de professores; Português Língua Estrangeira - Produção de Material Didático; formation de professeurs
matériel didactique.

http://www.repositorio.ufc.br/ri/handle/riufc/22756