Aprendizagem de língua materna: o gênero conto no desenvolvimento de capacidades para a leitura

Resumo:

Esta pesquisa tem como tema a promoção da aprendizagem de língua materna através do desenvolvimento de capacidades para a leitura que favoreçam o letramento literário. A pertinência de tal objeto se justifica pela necessidade de se promoverem práticas escolares que consigam aliar a leitura à reflexão geradora de construção de sentidos nos textos presentes em diferentes esferas sociais, incluindo-se o texto literário, com o intuito de superar as dificuldades inerentes ao processo de ler de maneira crítica. Para tal investigação, respaldou-se no aporte teórico-metodológico da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) e desenvolveu-se uma proposta de intervenção em que o principal objeto de análise envolveu a habilidade de identificar, a partir da leitura de contos de Clarice Lispector, os contextos de produção e os mecanismos enunciativos, a saber, as vozes e as modalizações, levando em conta a representação dos papeis sociais assumidos pelos personagens à luz do quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) proposto por Bronckart (2009), além das contribuições de Braggio (1992) quanto às concepções de leitura historicamente construídas. A investigação foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Fortaleza-Ce e contou com a participação direta da professora-pesquisadora e dos alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da referida instituição. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se como procedimento metodológico uma adaptação para a leitura do modelo de Sequência Didática (SD) proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), além das etapas de uma aula comunicativa de leitura sugeridas por Cicurel (1991) e redefinidas por Leurquin (2014), e de algumas observações propostas por Cosson (2009) no tocante ao letramento literário. Na análise dos resultados, optou-se pelas técnicas de observação, descrição e análise reflexiva dos dados coletados a partir de material didático desenvolvido pela pesquisadora. A apreciação dos dados permitiu que fossem identificadas evoluções na compreensão de todos os níveis do folhado textual proposto pela teoria do ISD, em especial, das vozes e das modalizações presentes nos textos favorecendo, assim, uma melhor interpretação textual e o desenvolvimento crítico do leitor. Observou-se também o interesse dos estudantes pela prática da leitura literária a partir de um modelo de aula sistematizado e mediado pelo professor, proporcionando o desenvolvimento de outras práticas, como a oralidade, a escrita e as expressões artísticas. O trabalho foi válido também no sentido de haver permitido à pesquisadora refletir teoricamente sobre o seu agir profissional.

Palavras-chave: Capacidades de leitura; Mecanismos enunciativos; Letramento literário
Compétences en lecture; Mécanismes énonciatifs