Autores:

Fatiha Dechicha Parahyba & Eulália Leurquin

Resumo:

Este artigo tem como foco discutir o papel da avalição formativa e da regulação dentro do dispositivo sequência didática no contexto do ensino e aprendizagem da escrita em situação de formação do professor de línguas. As autoras ressaltam o papel da intervenção do professor na mediação no processo da produção escrita e mostram a relevância de trabalhar a avaliação formativa e a regulação de maneira sistemática, haja vista sua capacidade de potencializar a aprendizagem da escrita e a apropriação dos saberes. Apresentam procedimentos complementares, que favorecem o processo de autorreflexão e autorregulação dos alunos. Dessa maneira, a mediação na perspectiva vygotskiana de desenvolvimento é evidenciada, em especial seu reflexo no desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas e na apropriação dos saberes.

Palavras-chave: Sequência didática; Avaliação formativa; Regulação.

file:///C:/Users/deyso/Downloads/3215-9787-1-PB.pdf