CENAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: DESCRIÇÃO, INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DISCURSIVO-ENUNCIATIVAS DE PRÁTICAS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Esta tese tem como objetivo principal compreender como as atividades de Língua Portuguesa acontecem em sala de aula. Em especial são nossos objetivos: identificar as figuras de ação e as marcas enunciativas mobilizadas nas representações dos estagiários e professoras-regentes sobre seu agir; analisar e interpretar, a partir das descrições das atividades realizadas em sala de aula, os conflitos e impedimentos de trabalho efetivos, considerando as condições que são oferecidas aos estagiários para cumprirem seus objetivos predefinidos. A pesquisa é norteada pelos questionamentos: como os estagiários ensinam de fato Língua Portuguesa? Quais figuras de ação e marcas enunciativas são manifestadas nos discursos verbalizados pelos estagiários e pelas professoras-regentes sobre seu agir? Quais ações os estagiários realizam diante dos impedimentos e conflitos efetivos de trabalho para cumprirem seus objetivos predefinidos? Trata-se de um Estudo de Caso, aliado à Clínica da Atividade (CLOT, 2010), fundamentado no Interacionismo Sociodiscursivo, trazendo e adaptando, de modo criterioso, a contribuição de outros pesquisadores, de diferentes correntes e de outras disciplinas. Refletimos ainda sobre o processo da transposição didática (BRONCKART; PLAZAOLA GIGER, 1998; CHATEL, 1995, 2001; CHEVALLARD, 1991; MACHADO, 2009; PERRENOUD, 1998; VERRET, 1975), considerando os entraves para sua realização no ensino de Língua Portuguesa durante o estágio curricular obrigatório dos alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Revisamos as principais teorias da ação que inspiraram o quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo. E para nos ajudar a entender o agir dos estagiários e professoras-regentes em situação de trabalho, nos respaldamos em (CICUREL, 2011). Para análise dos segmentos temáticos, selecionados e transcritos dos comentários e avaliações, produzidos a partir das filmagens das autoconfrontações simples e cruzadas, optamos pelo nível superficial, mas especificamente, pelas figuras de ação (BRONCKART, 2008b; BULEA; BRONCKART, 2011; BULEA; FRISTALON, 2004; BULEA; LEURQUIN; CARNEIRO, 2013), pelas marcas enunciativas de agentividade e modalizações (BRONCKART, 2007; BULEA; FRISTALON, 2004). No corpus analisado, identificamos as seis configurações linguísticas que correspondem às grandes interpretações do agir que nos revelaram as dimensões do agir dos estagiários e das professoras-regentes no plano motivacional: figuras de ação acontecimento passado interna, acontecimento passado interna e externa, ocorrência interna e uma forte predominância de modalizações pragmáticas e deôntica; no plano da intencionalidade: experiência, ação acontecimento passado interna e externa, ocorrência interna e externa, canônica externa, performance e a predominância de modalizações pragmáticas, apreciativas e deônticas; no plano dos recursos (tipificação do agir): ocorrência interna e externa, definição externa e canônica externa, experiência interna, experiência interna e externa, acontecimento passado e a predominância de modalizações pragmáticas, apreciativas, lógicas e deônticas; no plano dos recursos (ferramentas materiais): definição, acontecimento passado interna e externa e a predominância de modalizações pragmáticas, apreciativas e deônticas.

Palavras-chave: figuras de ação, agentividade, modalizações, transposição didática, estágio supervisionado.

Confira aqui a tese na íntegra !