Tese de Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figueirêdo

REPRESENTAÇÕES DO PAPEL DOCENTE EM PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LETRAS: ANÁLISE DA ARQUITETURA TEXTUAL E DE PAPÉIS SEMÂNTICOS DO AGIR

RESUMO

O objetivo de nossa pesquisa é analisar como o papel do professor é representado, através da linguagem, em textos que compõem o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Letras de universidades públicas cearenses. Fez parte do cenário analítico da tese situar os PPP considerando seu contexto de produção, dada a realidade da educação brasileira no período em que a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9.394/96 foi construída e aprovada. É a partir desta Lei que os PPP começaram a ser construídos e implementados nas instituições educacionais. Para desenvolver o tema, analisamos a arquitetura textual e a semântica do agir a partir do aporte teórico metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, que tem como expoente maior Jean-Paul Bronckart. O corpus da pesquisa é constituído de textos de sete Projetos Político-Pedagógicos (PPP), especificamente os textos que tratam da apresentação, do conteúdo temático, da missão e dos objetivos dos cursos. Concentramos a análise, primeiramente, no plano global de cada um dos textos selecionados, examinando sua composição organizacional, suas características e os tipos de agir. Em segundo lugar, estudamos os mecanismos enunciativos, para examinar o jogo de responsabilidades enunciativas pelas vozes e modalizações formuladas sobre aspectos do conteúdo temático dos referidos textos. Em terceiro lugar, localizamos as unidades linguísticas identificadoras dos protagonistas assim como os papéis sintático-semânticos a eles atribuídos. Para isto, recorremos a dois procedimentos de análise dos enunciados constituintes dos textos: a identificação e a classificação dos tipos de frases do ponto de vista sintático e a identificação dos sujeitos e dos predicados verbais, para, finalmente, chegar ao exame dos papéis sintáticosemânticos dos protagonistas nos textos. Nosso pressuposto de base, o de que o papel dos professores formadores é apagado ou diluído nesses textos de caráter prescritivo, foi se confirmando à medida que concluíamos a análise dos dados. Ao analisar, na arquitetura textual, os mecanismos enunciativos, constatamos que dos 17 textos estudados, em apenas três a voz do produtor textual faz referência explícita aos docentes e, por conseguinte, as modalizações pouco são referenciadas a esses docentes.Quanto aos protagonistas situados em cada texto, um percentual muito insignificante representa, na sua função sintático-semântica, esses mesmos profissionais. Nós defendemos que seja claramente explicitado, em documentos que compõem um PPP, o papel que esses educadores desempenham. Relevante também para desenvolver nossa tese foi estudar a questão do agir docente, da valorização deste profissional, tomando o ensino como trabalho e, assim, considerar, no cenário teórico, as novas abordagens concernentes à Ciência do trabalho.

Palavras- chave: Projeto Político-Pedagógico. Interacionismo Sociodiscursivo, Representações do papel docente. Arquitetura textual e Semântica do agir.

Confira aqui a tese na íntegra !