REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE: ANÁLISES DE RECONFIGURAÇÕES DO AGIR NO DISCURSO DO PROFESSOR

 

RESUMO

O objetivo de nossa investigação é analisar como o professor ressignifica o seu trabalho em um encontro de formação docente no ProJovem Urbano Fortaleza. Nesse sentido, analisamos como os docentes reconfiguram, através da linguagem, suas ações e o seu papel em uma formação de educadores. Para análise da reconfiguração do agir docente nos textos, utilizamos o quadro teórico metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), privilegiamos a noção de figura de ação interna e externa (BULEA, 2009, 2010, no prelo). Para constituição do corpus, coletamos os dados provenientes de uma formação de 40 professores de Língua Materna, coordenada pelo grupo GEPLA. Em nossa pesquisa, consideramos, principalmente, o discurso de quatro professores, participantes da formação. Realizamos dois tipos de análises: uma análise micro e uma análise macro. Na análise micro, verificamos, a partir dos indícios linguístico-discursivos, as características das figuras de ação mobilizadas pelos professores. Esta análise levou em consideração os aspectos linguísticodiscursivos das figuras de ação e a funcionalidade de cada figura para o cumprimento dos objetivos interacionais dos actantes. Após a caracterização das figuras, realizamos uma análise quantitativa dos dados, que privilegiou a relação entre figuras de ação e a segmentação temática. Por último, empreendemos uma análise do movimento do texto, de uma maneira mais global, levando em consideração a teia discursiva envolvida na construção dos diálogos estabelecidos na formação de educadores para a realização ou não da tarefa solicitada pela equipe de formadores. Como resultado das análises, percebemos que há uma relação entre as figuras de ação e determinados aspectos do agir docente, que são (re) configurados pelo actante nos textos. Essa relação não é fechada, na medida em que não há correspondência direta entre a segmentação temática e as figuras de ação mobilizadas; existindo, na verdade, uma tendência de mobilização de determinada figura para abordar determinados aspectos do agir docente. Assim, verificamos que, de uma maneira geral, por exemplo, a ação definição é mobilizada pelo professor para avaliar o seu agir e o agir do outro; a ação ocorrência é mobilizada nas interações imediatas empreendidas pelos professores e pelos formadores; a ação acontecimento passado é mobilizada nos relatos empreendidos pelo professor de sua ação e da ação do outro; a ação experiência é mobilizada na generalização de procedimentos adotados pelo professor e pelo aluno e a ação performance é mobilizada na encenação de ação do professor ou da ação do outro em contexto de sala de aula.

Palavras- chave: Formação de professores. Representações do agir. Figuras de ação. 

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