Atividades de linguagem de professores de língua materna em formação inicial

Este estudo analisa o trabalho docente semiotizado nos relatórios de estágio produzidos por professores de Língua Materna em formação inicial da Universidade Federal do Ceará, por meio da articulação dos tipos de discursos que os compõem. Nessa perspectiva, ele analisa as dimensões constitutivas do trabalho docente com o intuito de realizar uma reflexão acerca da formação inicial de professores em uma perspectiva discursiva em que se parte, primeiramente, da análise do trabalho representado por meio da linguagem para depois propor ações interventivas. Como fundamentação teórica para a análise dos dados, foram adotados os pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART 1999, 2004, 2008) e das Ciências do Trabalho, mais especificamente da Ergonomia da atividade (AMIGUES, 2004; CLOT, 1999; LACOSTE, 1998) que estão em consonância com uma das bases epistemológicas do Interacionismo Sociodiscursivo que se filia na psicologia interacionista social de Vygotsky. Para cumprir os nossos objetivos, analisamos dez relatórios de estágio produzidos pelos professores em formação da Universidade Federal do Ceará no semestre 2013.1 a partir da análise descendente de textos proposta pelo Interacionismo Sociodiscursivo. Realizamos primeiramente a análise do plano geral dos relatórios demonstrando as principais temáticas mobilizadas pelos professores em formação nas partes macro que compõem o relatório para, posteriormente, analisarmos os tipos de discursos mobilizados para pelos professores em formação ao semiotizar o trabalho docente na seção Desenvolvimento de Relatório de estágio, verificando a expressão de raciocínios que foram empreendidos ao representar as dimensões que compõem o trabalho do professor. Os dados revelam que gênero acadêmico relatório de estágio é um importante instrumento de análise do trabalho docente, à medida que torna possível identificarmos as dimensões linguageira, instrumental, coletiva, cognitiva e prescritiva que compõem essa atividade. Verificamos também que a inserção desse gênero acadêmico no repertório didático dos professores em formação contribui positivamente para a sua formação enquanto professores de Língua Materna, pois a partir da sua produção ocorre o desenvolvimento de capacidades sociais e pessoais nos sujeitos no que diz respeito ao seu trabalho.