Análise da Proposta de Planejamento de Aulas de Leitura do Material Didático do Projovem

RESUMO

Nesta pesquisa, lançamos um olhar sobre a sala de aula através do material didático, focalizando especificamente a aula de leitura. Nesse sentido, optamos por analisar o material didático do ProJovem, no que concerne ao planejamento da aula de leitura proposto pelo autor desse material, baseando-nos nas etapas de uma aula comunicativa de leitura (CICUREL,1991). Para isso, problematizamos as concepções de leitura que subjazem a esse planejamento (BRAGGIO, 1992); analisamos o planejamento da aula de leitura, segundo a expectativa do autor do material didático, do professor e do aluno e, na análise das atividades de compreensão de texto, consideramos a recuperação das condições de produção dos gêneros (BRONCKART, 1999). Para coleta dos dados, detivemo-nos nos exercícios de compreensão de textos e nas orientações contidas no Manual do educador do material didático do ProJovem que, segundo os autores, desenvolvam habilidades de leitura e interpretação dos textos em “Vamos ler” e “Releitura”, bem como nos dados coletados das aulas gravadas em áudio e nos resultados dos questionários aplicados a professores e alunos do Programa. Resultados de análises feitas revelam-nos que o autor do material didático do ProJovem segue um modelo de planejamento pouco engajado na formação crítica de leitores, limitando-se à mobilização dos conhecimentos prévios do leitor sobre o tema tratado no texto e não potencializa a construção dos sentidos. Nos exercícios de compreensão, percebemos que o autor apresenta equívoco quanto à situação de construção dos gêneros; não potencializando a interação entre a materialidade lingüística e os conhecimentos prévios do leitor, nem a negociação dos sentidos do texto entre os sujeitos envolvidos no evento de leitura. Tais equívocos compõem a expectativa de alunos e professores com relação à aula de leitura e nos distanciam do ensino produtivo de língua que defendemos, da formação de leitores críticos de que necessitamos.

Confira aqui a dissertação na íntegra!