O Agir do Professor no Ensino de Gêneros Textuais em Sala de Língua Materna

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar o agir do professor no ensino de gêneros textuais e o contexto que o envolve. Para atingir esse objetivo, utilizamos como aporte teórico o Interacionismo Sociodiscursivo. (BRONCKART, 1999, 20006, 2008, BRONCKART, MACHADO, 2004) Realizamos uma pesquisa qualitativa, para coleta de dados, fizemos uso de instrumentos da pesquisa etnográfica. O corpus é constituído por dez aulas de língua portuguesa do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de Fortaleza-CE. As produções textuais dos alunos corrigidas pelo professor também fazem parte do corpus de nossa pesquisa, assim como o material didático usado durante essas aulas. Através da análise dos dados, concluímos que as orientações do professor para produção textual são desconsideradas durante o estabelecimento dos critérios de correção do texto. Vimos também que é negada, aos alunos, a percepção do caráter dialógico da escrita. Os textos são reduzidos a um objeto de ensino que se confina em si mesmo. As funções sociais da escrita são desconsideradas, proporcionando a realização de uma atividade artificial e simulada.

Palavras-chave: ensino de produção escrita; contexto de produção; agir real.

Confira aqui a dissertação da íntegra!