Análise de relatórios de observação de aula: uma abordagem interacionista sociodiscursiva

A presente dissertação tem como objetivo geral descrever e analisar as condições de produção, a infra-estrutura geral e os mecanismos enunciativos de relatórios de observação de aulas, mas especificamente iremos descrever e analisar: o contexto de produção (o mundo físico, o mundo social e o mundo subjetivo) dos relatórios de observação de aulas; os tipos de discurso, do estrato infra-estrutura geral, nos relatórios de observação de aulas; as modalidades de planificação do conteúdo temático, do estrato infra-estrutura geral, nos relatórios de observação de aulas; as vozes enunciativas, do estrato mecanismos enunciativos, nos relatórios de observação de aulas. Analisamos relatórios de observação de aula produzidos por alunos do curso de Letras, da Universidade Federal do Ceará entregues ao final da disciplina de Teoria e Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Para isso, ancoramo-nos na perspectiva do Interacionismo sociodiscursivo proposta por Bronckart (2007) porque entendemos que toda produção lingüística é uma ação social situada, levada a efeito por indivíduos singulares em formações sociais específicas. Resultados das análises feitas revelam-nos que para os agentes-produtores, o objetivo do relatório é o de apenas relatar o que acontece na sala de aula de Língua Portuguesa, esquecendo o mais importante que são as reflexões e as críticas da prática docente. Descobrimos que os relatórios de observação de aulas fazem parte fazem parte tanto do mundo da ordem do NARRAR quanto do mundo do EXPOR, o que vai determinar é a seção do relatório. As seções Introdução e Desenvolvimento estão situadas no mundo da ordem do NARRAR, já a seção Conclusão está situada na ordem do EXPOR. Com isso encontramos todos os tipos de discurso nos relatórios de observação de aula. Percebemos que os agentes-produtores utilizam a sequência descritiva, mas apenas na seção do relatório de observação de aula que é referente a análise do aspecto físico da escola. Na maior parte do relatório eles utilizam o script, como modo de planificação da linguagem. E por fim, encontramos a predominância de vozes sociais em relatórios de observação de aulas que utilizam a narração como tipo de discurso e a predominância da voz do autor em relatórios que utilizam o relato interativo como tipo de discurso.

Palavras-chave: Condições de produção; infraestrutura; ISD; Mecanismos Enunciativos; Relatórios de observação de aula.