A ORGANIZAÇÃO TEXTUAL DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO ESCRITOS POR PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL

Analisamos relatórios de estágio, escritos por professores de Língua Portuguesa em formação inicial, para investigar a organização textual desse gênero acadêmico. Para isso, procedemos à análise da organização do contexto de produção, da estrutura composicional e do conteúdo informacional (organização tópica) dos relatórios de estágio. Tal procedimento nos permitiu refletir sobre a questão da competência textual escrita do professor em formação. Ancoramonos em teorias da Linguística Textual e do Interacionismo Sociodiscursivo, considerando os estudos de Lakatos e Marconi (2003), no que diz respeito à estrutura composicional do gênero relatório; de Leurquin (2008) para tratar do conceito de relatório de estágio; de Bronckart (2007) para as questões relacionadas à situação de produção e de Jubran et al. (1992) para tratar da organização tópica. Selecionamos amostras de relatórios dos alunos do Curso de Letras da UFMA, inscritos na disciplina Prática de Ensino de Língua Portuguesa, referentes aos semestres 2007.2 e 2008.1, escolhidas aleatoriamente, correspondendo a 17 relatórios. A diversidade dos semestres serviu para mostrar que o problema de escrita detectado nos relatórios selecionados não é supremacia de apenas um período, mas de qualquer um. Os resultados finais mostraram que, embora tenham passado por toda uma formação ao longo de quatro anos no Curso de Letras, professores de Língua Portuguesa em formação demonstram problemas de competência textual escrita na produção e organização do gênero acadêmico relatório de estágio, tanto no aspecto discursivo (contexto de produção) e composicional (estrutura do gênero) quanto em relação à organização tópica (distribuição do conteúdo informacional), com possíveis prejuízos, para o interlocutor, em relação ao sentido do texto.

Palavras-chave: Formação de professores. Relatórios de estágio. Produção escrita.