(IN) COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA: OBSERVAÇÕES E CONSTATAÇÕES NA PRÁTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIAL

RESUMO

Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa em Lingüística Aplicada, tem como foco a formação inicial de professores de línguas e volta-se, mais especificamente, para um exame do processo de formação desses docentes no que tange à aquisição da competência lingüística de futuros professores de língua inglesa. Pretendeu-se identificar quais e de que natureza eram as principais deficiências em termos de competência lingüística dos futuros professores estudados e analisar suas possíveis implicações na sala de aula do Estágio Supervisionado do Curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Esta pesquisa está centrada nas teorizações sobre competência lingüística dos seguintes autores: Hymes (1972), Canale e Swain (1980), Bachman (1990) e Almeida Filho (1992). Foi considerada, ainda, a classificação proposta no Quadro Comum Europeu de Referência para o ensino de Línguas. Além disso, recorreu-se à proposta da Análise de erros fundamentada nas teorias de Corder (1967) e Dulay, Burt e Krashen (1982). Optou-se, do ponto de vista metodológico, por um estudo de base qualitativa e interpretativista, orientado por uma abordagem de cunho etnográfico, aliado às contribuições da Análise de erros. O contexto de pesquisa foi o do Curso de Licenciatura em Letras da UFMA, constituído por uma turma de dezesseis alunos do segundo semestre de 2008, da Disciplina Prática de Ensino de Inglês. Foram selecionadas três aulas de cada aluno, com as quais se obteve um total de quarenta e oito aulas de observação. Foram aplicados dois questionários: um antes e outro depois das observações. O primeiro teve o objetivo de traçar um perfil dos estagiários e o segundo, mais específico, analisar as percepções dos estagiários a respeito dos erros cometidos em nível da sua competência lingüística. O foco foi a competência gramatical, entretanto, foram observadas também deficiências de ordem ortográfica e lexical. Constatou-se que todos os alunos observados apresentaram erros em suas produções orais e escritas e examinou-se como os futuros professores atuavam frente aos erros e sua correção e as repercussões disso no que se refere à formação desses docentes e a dinâmica das aulas.

Palavras-chave: Lingüística Aplicada; Formação inicial de professores de inglês; Competência lingüística; Análise de erros.

Confira aqui a dissertação na íntegra!