Mecanismos de coesão nominal em produções escritas de estudantes de português língua estrangeira

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo principal identificar e analisar os elementos linguísticos responsáveis pela coerência temática em produções escritas de estudantes de nível avançado de Português Língua Estrangeira (PLE). Nosso objeto de pesquisa são os mecanismos de coesão nominal em produções textuais escritas por esses estudantes. Os sujeitos produtores desses textos são estudantes de diferentes nacionalidades que se encontram em mobilidade acadêmica na UFC. O corpus da nossa pesquisa foi coletado durante o curso de Português Língua Estrangeira: Língua e Cultura Brasileiras, ofertado pelo grupo de pesquisa GEPLA, no período de 2013.2. O foco principal do curso é desenvolver as capacidades de linguagem em estudantes estrangeiros, necessárias à comunicação em contexto acadêmico. Para isso, leva-se em consideração o ensino e aprendizagem pautados nos gêneros de texto, considerados também como um instrumento de aprendizagem de línguas (SCHNEUWLY, 2004). Partimos, assim, do pressuposto de que o produto de uma interação verbal são textos e é através deles que apreendemos uma língua (BRONCKART, 1999). Como embasamento teórico, utilizaremos os pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) e também da Análise Textual do Discurso (ADAM, 2011). No primeiro nível de análise, utilizaremos o modelo descendente de análise de textos. Destacaremos na nossa análise, principalmente o contexto de produção, os níveis da arquitetura textual, como propostas por Bronckart (1999), e, sobretudo, as anáforas. O segundo nível de análise, realizou-se para dar conta dos tipos de anáfora. Para isso, apresentamos o contexto de ensino e aprendizagem de PLE na UFC, o perfil dos participantes do curso, as propostas de produção de texto e a análise dos mecanismos de coesão nominal nas produções de textos resultantes desse processo de ensino e aprendizagem. Os resultados que apresentamos mostram que os estudantes utilizam recursos coesivos variados disponíveis na língua alvo para manter e fazer a progressão do conteúdo temático. Constatamos, também, que a mobilização de diferentes conhecimentos como os linguísticos e culturais da língua alvo contribuem para a construção de um texto coerente tematicamente. No entanto, há ainda algumas operações de textualização realizadas que mostram que esses estudantes precisam desenvolver capacidades linguístico-discursivas em PLE, como podemos constatar a partir das repetições lexicais, além da estruturação de SN que, muitas vezes, tornam as retomadas problemáticas.

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