RELAÇÕES DE PODER EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RESUMO 

 

Baseada, principalmente, na teoria da Análise Crítica do Discurso, nossa pesquisa tem como objetivo analisar como acontece as relações de poder, a partir do texto formado na interação entre professor-estagiário x alunos, em sala de aula de língua portuguesa de estágio supervisionado. Para isso, utilizamos um corpus composto por 10 aulas de 50 minutos ministradas por futuros professores, ou seja, alunos da disciplina Estágio supervisionado de língua portuguesa, do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará no período de 2007.2. A coleta dos dados aconteceu em escolas da rede pública de ensino de Fortaleza. Consideramos que cada aula se trata de um evento discursivo (Fairclough, 1997) e para analisá-lo utilizamos as seguintes categorias: (1) a hegemonia (FAIRCLOUGH, 1997); (2) a distribuição dos papéis dos atores sociais (VAN LEEUWEN, 1997) e (3) as modalizações (BRONCKART, 1999). A hegemonia refere-se a um foco de luta constante entre as classes com o intuito de sustentar ou quebrar alianças e relações de dominação (FAIRCLOUGH, 1997). Os papéis sociais são atribuições dadas aos atores sociais que se relacionam com as representações (VAN LEEUWEM, 1997). E, finalmente, as modalizações contribuem para o estabelecimento da coerência interativa do texto e orientam o destinatário na interpretação do conteúdo temático (BRONCKART, 1999). Além disso, segundo suas funções, podemos classificá-las em: lógicas, deônticas, apreciativas e pragmáticas (BRONCKART, 1999).  Assim, ressaltamos que nosso foco é o estudo das relações de poder existentes no texto produzido a partir da interação/comunicação em sala de aula de língua portuguesa, pois acreditamos que esse é construído a cada aula diante dos diferentes posicionamentos adotados pelos enunciadores. 

 

Palavras-chaves: relações de poder, estágio supervisionado, práticas sociais.