A conexão e a coesão nominal em cartas pessoais produzidas por alunos de 9º ano

Resumo:

Esta pesquisa se inicia com uma visão geral de como são estruturadas as aulas de Língua Portuguesa dedicadas ao aprendizado de produção textual e salienta a necessidade de a escola não se omitir a tal ensino tão necessário aos alunos. Mostra como a produção textual delimitada por gêneros é vista na BNCC, na prática de sala de aula e no livro didático atualmente. Depois mostra, por meio da análise de textos escritos, como ocorre o uso dos mecanismos de textualização (conexão e coesão nominal) em produções textuais feitas por alunos de duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública localizada na cidade de Itapajé e, através da realização de uma sequência didática com atividades de escrita de textos no gênero carta pessoal (em situações bem semelhantes a comunicações reais), contribui para que os alunos se apropriem das técnicas e da prática necessárias a uma escrita coerente, por meio da eficiente utilização dos mecanismos de conexão e coesão nominal. Como resultado alcançado temos também a segurança que os participantes desta pesquisaação passam a ter doravante sempre que precisarem fazer uso da escrita em situações reais de comunicação pelas quais, evidentemente, passarão posteriormente à conclusão da pesquisa. Tomamos como base referencial para os mecanismos de textualização o Interacionismo Sociodiscursivo de Jean Paul Bronckart (2007), além da Análise Textual do Discurso de Jean Michel Adam (2011). Também fazemos uso de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para nos inspirar no momento da intervenção e da geração de dados e da regulação no processo da aprendizagem da produção escrita.

 

Palavras-chave: Produção textual; Gênero textual; Cartas pessoais

http://www.repositorio.ufc.br/ri/handle/riufc/40326