Autores:

LEURQUIN, E. V. L.F.

Resumo:

O espaço da leitura e da produção escrita em sala de aula de português língua estrangeira precisa ser revisto e o primeiro passo deve ser refletir sobre o material didático utilizado. Independentemente do nível do aluno, constatamos que as atividades não condizem com a faixa etária do aprendiz, nem com seus objetivos (GONDIM, 2012). Dificilmente encontramos uma atividade de leitura que ultrapasse o nível da leitura global ou da leitura que conduz os alunos a identificar informações que se encontram na superfície do texto. Para esse artigo, reunimos resultados de pesquisas e de nossas reflexões e sugerimos, a partir da proposta de Cicurel (1991 apud LEURQUIN 2001) uma aula interativa. As atividades analisadas e as propostas feitas têm como âncora o quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999). Os resultados apontam para a necessidade de se repensar a aula “comunicativa” proposta nos materiais utilizados; a importância de ensinar a partir de gêneros textuais, reconhecendo o papel importante do contexto de produção e dos níveis do texto.

Palavras-chave: Material didático, leitura e produção, ensino e aprendizagem

http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/19125/1/2014_art_evlfleurquin.pdf